História
da
Indumóveis
1ª Edição - 2006
Evento aconteceu em 2006, na cidade de Três de Maio, e foi promovido pela Associação das Indústrias Moveleiras do Noroeste do RS. Fruto da necessidade de apresentar ao público regional e do Estado a capacidade tecnológica e produtiva das indústrias do segmento madeira/móveis. O evento foi coordenado pelo empresário Alceu Stein.
2ª Edição - 2009
Aconteceu no Parque de Exposições Alfredo Leandro Carlson em Santa Rosa. Com isso, o espaço destinado aos expositores foi ampliado em mais de 100%, passando a ter 4.047m², mais as áreas de alimentação e auditório para palestras. Outra inovação da 2ª edição foi a adesão do Sinduscom RS e das empresas do setor imobiliário de Santa Rosa. Surgia assim a 1ª Mostra da Construção Civil. Mais de 100 expositores participaram da feira, quando o índice de negócios foi elevado em mais de 200% com relação à primeira edição. A edição era coordenada por Adelco Führ.
3ª Edição - 2011
A 3ª Indumóveis Noroeste e 2ª Mostra da Construção Civil foi realizada de 09 a 12 de junho de 2011, no Parque de Exposições Alfredo Leandro Carlson, desta vez com a presença de redes de lojas de todo o Estado, além de Santa Catarina e Paraná. Também contou com empresários da Argentina, Uruguai e Paraguai interessados em conhecer a qualidade e originalidade dos móveis produzidos na região, a pujança da Construção Civil e do mercado imobiliário. Seus resultados foram amplamente comemorados pela equipe coordenada pelo empresário Leonides Freddi. Houve mais negócios, maiores espaços aos expositores e a consolidação do projeto.
4ª Edição - 2013
A Indumóveis Noroeste cresceu em importância para os setores: moveleiro, construção civil e imobiliário e ampliou seu conceito. A partir da 4ª edição, passou a denominar-se INDUMÓVEIS INTERNACIONAL, com o firme propósito de ampliar ainda mais as relações internacionais de comércio com os países do Mercosul. Foi realizada de 6 a 9 de junho de 2013, outra vez no Parque de Exposições de Santa Rosa. Foi presidida pelo Engenheiro Civil Nilso Fortunato Guidolin e superou todas as expectativas, com a realização de R$ 30 milhões em negócios e um público visitante de mais de 54 mil pessoas. A grande parceria desta edição foi a presença da Caixa Econômica Federal, com a realização do 9° Feirão Caixa da Casa Própria.
5ª Edição - 2015
Na 5ª edição, realizada de 11 a 14 de junho de 2015, os parceiros se fortalecem e focam ainda mais no grande objetivo da feira: a realização de negócios. Presidida pelo empresário Adelco Antônio Führ, a Indumóveis Internacional passou a ter sua secretaria permanente, com sede no Centro Administrativo do Parque de Exposições Alfredo Leandro Carlson, dando assim, um grande passo para a organização deste evento, que consolida a região Noroeste como o 2° Polo Moveleiro do Estado.
6ª Edição - 2017
Como grande passo, a 6ª Indumóveis Internacional iniciou seus trabalhos logo ao final da edição de 2015, realizando uma grande parceria com a Associação Profissional dos Engenheiros e Arquitetos de Santa Rosa, a APEA SR e também com o grupo Viabiliza, trazendo ainda mais força ao evento que tem como maior objetivo o desenvolvimento das cadeias que representam. A Indumóveis Internacional 2017 ocorreu de 14 a 18 de junho de 2017, presidida pelo empresário e engenheiro civil Ademir Luis Meinerz e contou como Vice-Presidente o empresário e administrador Nelcir Fronza.
7ª Edição - 2019
A 7ª edição da Indumóveis teve como foco principal os negócios. Grandes empresas passaram pela feira e efetivaram mais de 25 milhões de reais em negócios. Além disso, a feira contou, pela primeira vez, com um aumento de dias de visitação da Mostra Arq&Design. A edição de 2019 aconteceu de 19 a 23 de junho e foi presidida por Mogar Sincak, que deixou a feira com um salto positivo para 2023.
8ª Edição - 2023
A 8ª edição da Indumóveis aconteceu de 02 a 11 de junho de 2023, e foi presidida pelo empresário Jorge Vinícius Feix. Recebeu mais de 44 mil visitantes durante os dez dias de feira, sendo gerados mais de 24 milhões em negócios. Uma das grandes novidades da edição, foi o tour virtual, que oportunizou que pessoas pudessem "passear" pelos espaços com a ajuda da tecnologia. A feira segue com seu propósito ainda mais forte para 2025, buscando dar maior visibilidade e fomentar ainda mais os negócios.